AUTO DA BARCA DO INFERNO E MUSEU DA ELECTRICIDADE

 
 

 

 

 

 

 

 

 

AUTO DA BARCA DO INFERNO E MUSEU DA ELECTRICIDADE EM DESTAQUE NO

9º ANO

            As turmas no 9º ano deslocaram-se no passado dia 23 de Fevereiro a Lisboa para mais uma visita de estudo marcada pela interdisciplinaridade. A visita foi organizada pelos Professores Paula Lagarto e Daniel Gomes, que tinham como principal objectivo pôr os alunos em contacto com dois dos principais conteúdos a leccionar no 9º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Físico-Químicas: o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e a electricidade.

Partimos de Almodôvar às 6 da manhã de um dia chuvoso e frio, no autocarro da Câmara Municipal, com muitas caras ensonadas à mistura. A chegada a Lisboa, ao teatro Cultural Kids, onde os alunos iriam assistir a uma encenação da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, da autoria de António Feio, deu-se por volta das 10h00. A encenação ficou marcada por alguns pontos altos: primeiro, antes da peça, houve uma breve apresentação da história do teatro e dos bastidores de uma peça de teatro, com o próprio Gil Vicente a dar um ar da sua graça; depois, apareceu um anjo de patins, um diabo feminino, personagens a morrerem das mais variadas formas, e até um rap, feito por Joane, o Parvo, e alguns amigos. Os alunos ficaram surpreendidos com a representação, mas satisfeitos.

De seguida, fomos para a zona ribeirinha, visitar o Museu da Electricidade, à uma da tarde. O grupo foi dividido em dois e cada um seguiu com um guia para dentro de um edifício fabuloso. Aprendemos que, ainda na década de 1970, trabalhavam dezenas e dezenas de homens na fundição do carvão que permitia produzir a electricidade para a zona de Lisboa e não só, em condições muito duras, e que poucos resistiam àquele trabalho. Também aprendemos as várias formas de produzir electricidade, percorrendo longas salas e corredores cheios de história.

O almoço tardio (entre as 15 e as 16 horas) decorreu no Fórum Almada, onde alguns alunos ainda fizeram umas comprinhas, e, às 16h15, iniciámos a viagem de regresso, no meio de muita boa disposição e sentido de dever cumprido. Mais uma vez, é de salientar o apoio da Direcção do AVEA, na promoção deste tipo de actividades e agradecer a disponibilidade dos professores Elisabete Filipe e Isabel Santos, que também acompanharam os alunos.

Prof. Paula Lagarto

 
 
 
Comments