Helena Teixeira, Patrícia Canário, 12º A, Química
Professora: Teresa Conceição
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 da Tabela Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, tem coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de electricidade.
Conhecido desde a antiguidade, o cobre é utilizado actualmente, para a produção de materiais condutores de electricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.
Fazendo reagir este metal com diferentes soluções consegue-se recuperá-lo. A sequência de reacções químicas a que o cobre “velho” vai estar sujeito é a seguinte:
Passo A : Cu (s) (velho) + 4HNO3 (aq) « Cu(NO3)2 (aq) + 2H2O (l) + 2 NO2 (g)
Passo B : Cu(NO3)2 (aq) + 2 NaOH (aq) «Cu(OH)2 (s) + 2 NaNO3 (aq)
Passo C : Cu(OH)2 (s) « CuO (s) + H2O (l)
Passo D : CuO (s) + H2SO4 (aq) « CuSO4 (aq) + H2O (l)
Passo E: CuSO4 (aq) + Zn (s) « Cu (s) (recuperado)+ Zn SO4 (s) |
|
A actividade experimental designa-se de ciclo do cobre, uma vez que o conjunto de reacções realizadas tem como reagente inicial e produto final, o cobre. Assim diz-se que é um processo de reciclagem do cobre.
Hoje em dia a reciclagem é um processo muito importante para todos nós, e sobretudo para o nosso ambiente e planeta. A reciclagem vai permitir a preservação do nosso ambiente ao contribuir para a redução dos resíduos produzidos, trazendo diversas vantagens ao ser humano e aos outros seres vivos. Esta apresenta custos um pouco elevados, mas é vantajosa, uma vez que não é necessário usar mais matéria-prima, mas sim aproveitar a já existente, através de processos físicos e químicos. |
Fig. 1 - Passo A

|

|
Fig. 3 - Passo E

|
|