Radioactividade Ambiental

Radiação Ambiental – Experiência de Becquerel
 

Radioactividade ambiental

A radioactividade natural consiste na transformação natural e espontânea de isótopos instáveis, por emissão da radiação alfa, beta ou gama, em isótopos de elementos químicos distintos.

A Radiação Alfa é constituída por dois neutrões e dois protões (núcleo de hélio), tem carga positiva, é bastante ionizante, tem velocidade de 2000 km/s e ocorre normalmente em núcleos pesados. A Radiação Beta é constituída por electrões resultantes da transformação de neutrões em protões ou de protões em neutrões, é capaz de penetrar um centímetro nos tecidos, tem velocidade de aproximadamente 270000 km/s. A Radiação Gama é constituída por ondas electromagnéticas, o tipo de radiação mais perigosa que pode chegar a alterar o código genético, são extremamente penetrantes e a velocidade é aproximadamente 300000 km/s (luz). Destes três tipos de radiação, a única que é capaz de penetrar alguns centímetros de uma folha de alumínio é a radiação Gama.
 
Experiência de Becquerel
   Henri Becquerel colocou um filme fotográfico, protegido por papel negro, exposto ao Sol com compostos de urânio em cima durante várias horas. Após algum tempo, revelou o filme fotográfico e notou que o filme tinha sido atingido por energia; esta tinha atravessado o papel negro e marcado o filme.
 
   Depois, realizou a mesma experiência, mas, em vez de colocar o filme à luz do Sol, fez toda a experiência no escuro. Quando revelou o filme, reparou que este foi novamente marcado por raios que atravessaram o papel negro. Concluiu, então, que não foi a luz do Sol que marcou o filme, mas sim o composto de urânio que, com o seu decaimento, libertou partículas energéticas (alfa e beta) e radiação gama atingindo o filme, marcando-o. [1]
 
 
   Estamos a fazer esta experiência durante as aulas de Área de Projecto Física. Daremos notícias com os nossos resultados no próximo número. Não perca e se estiver curioso visite-nos.
 

[1]- http://www.grupoescolar.com/materia/descoberta_da_radioatividade.html

[2] - http://www.lip.pt/projectos.php

[3] – Dantas, M. ; Ramalho, M. ; Jogo de Partículas A, Texto Editores, 2007, Lisboa

 

Artigo elaborado por:

Luís Godinho nº 12, 12º B

Márcio Palma nº 12, 12º A

Rodrigo Guerreiro nº 16, 12º B

Comments