Ana Dores e Ana Gil, 12º A, Química Professora: Teresa Conceição O ferro oxida (enferruja) espontaneamente quanto exposto ao ar tornando-se quebradiço. A utilização de peças de ferro na construção de grandes equipamentos requer uma cuidada manutenção de forma a minimizar/evitar que este fenómeno ocorra. É pois importante que se conheçam os factores que favorecem a oxidação do ferro. A reacção química que descreve a oxidação do ferro é a seguinte:
Procedimento Colocaram-se vários pregos de ferro em diferentes meios e estudaram-se os factores que favoreciam a sua oxidação.
Conclusão A tinta anti-corrosão impediu a oxidação do prego pois não houve contacto com o ar. Na solução de ácido clorídrico e em água salgada ocorreu oxidação do ferro devido à presença de água, oxigénio dissolvido e de iões cloreto. Em agar – agar não se observou a formação de óxido de ferro pois o meio não permitiu a passagem de iões e electrões, condição necessária para que ocorra a oxidação do ferro. O prego mantido na estufa a 140ºC não se oxidou devido à ausência de água. O prego mantido em água destilada isenta de oxigénio dissolvido não se oxidou. O prego colocado ao ar oxidou-se devido à presença de vapor de água e oxigénio. Concluímos que a corrosão do ferro só ocorre se houver simultaneamente presença de oxigénio e água. A presença de iões favorece a oxidação pois a quantidade de óxido de ferro em água destilada foi muito menor do que em água da torneira. |
Biblioteca Escolar >