LOOPING

Área de Projecto de Física

 
Professora: Teresa Conceição
 
Alunos: André Nunes, Bruno Colaço, Cristiano Santos

 

 
Looping
 
 
       Normalmente, o nome looping é imediatamente associado a montanha-russa, visto nos parques de diversões esta atracção ter a forma de loopings. Também existem muitos espectáculos de motociclismo e de desportos radicais que utilizam o looping para atrair mais espectadores e aquecer as suas actuações ao enfrentarem a lei da gravidade.
 

A compreensão deste fenómeno físico que parece desafiar os mais desprevenidos assenta, nem mais nem menos, num simples exercício em que se aplica a segunda lei de Newton. Através desta lei podem-se chegar a expressões que permitem calcular a velocidade mínima necessária para um corpo executar uma volta no looping em segurança.

Observando o esquema abaixo pode-se verificar que sobre o corpo actuam duas forças: o peso e reacção normal, sendo o peso constante, enquanto que a reacção normal, varia em direcção, sentido e em módulo durante o movimento. Mas para além disso ainda existem forças que impendem o seu movimento, as forças de atrito (que neste caso diminuem a velocidade).
 
 

                                              

    Para que um corpo execute uma volta completa no looping

 sem cair (em segurança) e desprezando as forças de atrito,

 precisa de uma velocidade mínima que é dada por:

                                           

 

  à No ponto B                à No ponto D

 

 
Comments