![]() O Manuscriptum abriu as portas e está a ser um sucesso! Mas de que se trata esta actividade? Pois bem, para quem não sabe, a expressão Manuscriptum deriva de duas palavras em latim – manu e scribere – que significam “mão” e “escrever”, respectivamente. Ora bem, é isso mesmo que se pretende aqui: pôr todas as pessoas a escreverem à mão. O quê? Uma das maiores obras da literatura portuguesa: a Mensagem, de Fernando Pessoa, escrita no início do século XX, mas cuja importância e valor são intemporais. No final do ano lectivo 2008/2009, numa reunião do Departamento de Línguas do Agrupamento, a Professora Paula Lagarto sugeriu esta actividade aos seus colegas, ainda sem título nem datas definidas, e todos acolheram a sugestão com bastante agrado, pois, além de pôr todos os interessados a escrever, podiam fazê-lo em três línguas: a portuguesa, a inglesa e a francesa.
Desde o início do presente ano lectivo, o grupo de Português lançou mãos à obra e preparou esta iniciativa que tem estado a ser acolhida com bastante entusiasmo. Primeiro, definiu-se o título; depois, começaram a queimar-se folhas, para imitar os pergaminhos antigos, e a deitar café noutras (para o qual contámos com a preciosa colaboração da Professora Cristina Camacho); de seguida, decidimos que, além da obra de Fernando Pessoa, iríamos colocar à disposição de todos algumas estrofes de outra grande obra da nossa literatura: Os Lusíadas, de Luís de Camões, dada a estreita ligação que existe em alguns momentos de ambas as obras; mais tarde, seleccionámos as edições em língua francesa e inglesa a transcrever e decidimos decorar o espaço da Biblioteca do Agrupamento, que muito gentilmente aceitou colaborar com o grupo de Português, numa ajuda que se tem revelado preciosa.
Fizeram-se convites e cartazes e, no dia 24 de Fevereiro de 2010, o Manuscriptum abriu as suas portas a todos os membros da comunidade escolar que desejarem deixar a sua marca para a posteridade. Em menos de um mês, já foi transcrita a edição em Língua Francesa da Mensagem, estamos a meio da edição em Língua Inglesa e na recta final da edição em Língua Portuguesa. Por isso, ainda vão a tempo de participar. É só dirigir-se à Biblioteca e passar, com a sua letra, uma estrofe à sua vontade. Receberão um comprovativo e, mais tarde, poderão ver o resultado final do vosso trabalho quando as diferentes edições forem encadernadas. A todos os que já participaram, o Grupo de Português agradece, na esperança de que, no futuro, outras actividades do género tenham o mesmo sucesso. Agradecemos também toda a ajuda e colaboração da Direcção do AVEA.
|
Biblioteca Escolar >