MONITORIZAÇÃO
 
DO RADÃO
 
  
   A turma do 10ºA apresentou este projecto à fundação Ilídio Pinho e ganhou um financiamento de 500 euros. A entrega dos prémios realizada na Direcção Regional de Educação do Alentejo, pode ser vista no site: http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1873.
 
 
ÿ
 
 

Agrupamento de Escolas de Almodôvar

Alunos vencedores da 1ª eliminatória:

Inês Baroa 8ºD

Lia Santos 8ºD

Tatiana Dias 8ºB

A BE dá os parabéns aos vencedores e à Professora Helena Sousa que, mais uma vez, aderiu com os seus alunos a este concurso!  

Lamentamos o facto de não ter sido possível a estes alunos representarem o nosso Agrupamento na 2ª eliminatória em Moura por a mesma se ter realizado no sábado em que decorreu a Feira Medieval de Almodôvar – dificuldades de transporte primeiro e a indisponibilidade dos alunos depois, inviabilizaram a nossa participação.

04/05/11

A Professora Bibliotecária

Ana Prata

¨
COZINHAS SOLARES
 
   
   O professor António Caciones e os alunos do 12º A, em Área de Projecto de Biologia, fizeram uma demonstração de Cozinhas Solares.
   Uma boa maneira de poupar energia nas nossas casas, tendo em conta o clima desta nossa região.
 
########
 
 OFERTA DE DOCUMENTOS ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES
 
 
    Inserido no programa municipal de comemorações do Dia dos Museus, a Câmara Municipal de Almodôvar promoveu um comjunto de actividades, do qual constou um fim-de-tarde na Biblioteca Municipal dedicado à evolução das línguas, desta feita referente ao árabe e ao índio.
   Aproveitando a ocasião, a Câmara Municipal de Almodôvar ofereceu às nossas Bibliotecas Escolares um conjunto de documentos sobre património cultural municipal e uma edição "facsimilada" do Foral de D. Manuel I.
 

 

 J
 

    CHICO LOPES

 

  O professor Francisco Abreu decidiu tornar pública a sua veia artística como autor de um conto e também como contador de histórias.

   Para o efeito juntou na Biblioteca Escolar do 1º Ciclo e JI duas turmas: uma do 1º ano e outra do 2º.

   Usando as modernas tecnologias, o professor Francisco Abreu projectou a história enquanto a contava a uma assistência interessadíssima de miúdos e graúdos.

   Esta história foi escrita quando ainda não era professor, estava ele a frequentar o Curso do Magistério Primário. Apesar de já terem passado um bom par de anos esperemos que a sua inspiração não tenha secado e, em breve, nos premeie com outra sessão.

   Aproveitando a oportunidade foi projectada a história "O Cuquedo" contada pelos alunos do 2º ano que estavam presentes.

 

ECLIPSE TOTAL

DA LUA

   No próximo dia 15 de Junho pelas 20.30 poderá ser observado um eclipse total da Lua. Em Portugal só será possível ver a parte final deste fenómeno da natureza.

   A Biblioteca Escolar e o Grupo de Física e Química estão a organizar uma sessão para observação do eclipse.

   Se tem telescópio ou binóculos traga-os. Apareça no Santo Amaro às 20.30.
 
 
 
   O marido da nossa colega Margarida Cristina fez uma montagem com diversas fases do eclipse. O JBib agradece a colaboração e partilha com os seus leitores esta bela imagem.

O TEATRO FOI À CENA
 
 
   O Grupo de Teatro da Escola, dirigido pelas professoras Paula Lagarto e Sofia Pedro, levou à cena uma adaptação da obra "O Principezinho" de Antoine De Saint-Exupéry.
   Estão de parabéns alunos e professoras pelo magnífico espectáculo que proporcionaram.
   A pedido das encenadoras a Biblioteca Escolar filmou toda a representação. 
 
    
á
  
 
   Já foram entregues os prémios relativos ao Concurso de Poesia. Nalguns casos a tarefa do Júri foi deveras complicada, num concurso de contou com 44 participantes.
   A Biblioteca Escolar agradece a todos os concorrentes e para o ano cá voltamos a estar à espera da veia poética com novas produções.
   A ocasião de entrega de prémios, que contou com a presença da Directora do Agrupamento, Drª Maria João Alves, da Acessora, Drª Maria José Silva, e da Professora Bibliotecária, Drª Ana Prata, serviu igualmente para a entrega dos prémios do Concurso "Letra a Letra", da responsabilidade do Departamento de Línguas.
 

   µ

 
 INTERCÂMBIO DE
 
SABERES
 
 
 
   Os alunos do 10º A, professora Raquel Forca, decidiram proporcionar aos seus colegas do 2º Ano, professora Carolina Cabaça, uma manhã diferente.
   Os mais "velhos" propuseram-se contar histórias aos seus colegas mais novos, mas antes estes surpreenderam-nos com a dramatização da história "O Cuquedo".
   A Biblioteca teve a ideia e deu todo o apoio a alunos e professores.
 
 

         (+ FOTOS)

 ç

NA OVIBEJA

 
 

Os alunos da EB1 de Aldeia dos Fernandes enquanto desfrutavam da sua visita pela OVIBEJA foram interpelados pelo Engenheiro José Sócrates e obviamente cobertos de abraços e beijinhos.

 

Entre outras os alunos participaram nas seguintes actividades:

- Audição de cantares Alentejanos no Stand de Ferreira do Alentejo

- Jogo sobre alimentação saudável dinamizado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, com oferta de panfletos, pastas de dentes e lápis;

- Observação de perícias pelos cães do Clube Cinéfilo do Alentejo

- Oferta de brochuras pela EDP sobre "A tua energia como usá-la e poupá-la";

- Encontro com o Engenheiro José Sócrates;

- Observação de uma sessão de tosquia de ovelhas;

- Actividade sobre as espécies arborículas existentes em vários países do mundo - espécies autóctones e exóticas - diferentes tipos de folhagens - diversas utilizações como matéria prima pelo Centro de Ciência Viva de Aveiro;

- Visita guiada ao pavilhão da azeitona - História da Oliveira, sua implantação nacional e "O Ciclo do azeite"

- Observação de gado ovino, bovino, equino e caprino bem como passeio pelo pavilhão das aves;

- Visita aos pavilhões de divulgação de produtos comerciais variados;

- Assistência a parte do concurso de perícias para o treino de lide de cavalos para toureio.
 
 
Um Leitor é um
 
Sonhador
  
    

   Alunos seleccionados para representar o nosso Agrupamento na Final em Évora:

Ano

Nome

Título

Autor

Inês António

"Uns óculos para a Rita"

Luísa Ducla Soares

Catarina Palma

"Cuquedo"

Clara Cunha

José Guilherme Pereira

“A que sabe esta história”

Alice Vieira

Miguel Cavaco

"O segredo do rio"

Miguel Sousa Tavares

Margarida Fernandes

“Dois irmãos”

Mª Alberta Menéres

Rafaela Silvestre

“Romance de D. João”

Eugénio de Andrade

  
   As alunas Catarina Palma (2º Ano) e Margarida Fernandes (5º Ano)  classificaram-se em 1º Lugar nos respectivos escalões.
   O José Guilherme do 3.º ano Turma H, foi um dos alunos seleccionados para representar a sua escola e o Agrupamento em Évora.
   N
 
AULAS NA
 
BIBLIOTECA
 
 
  
 A Biblioteca tem continuado a servir de palco a algumas actividades lectivas, nas quais os alunos utilizam os nossos materiais e computadores para efectuarem pesquisas.
 
 
_
 
A PRATA DA
 
CASA
 
 
   O professor Rogério Prata esteve novamente com os nossos alunos mais novos, contando histórias em todas as salas do Jardim de Infância.
   Na primeira sessão esteve também presente a nossa habitual colaboradora nestas lides, a professora Maria José Alves, Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares. 
 
    
º
  
ESCOLA A CORES
 
 
   A professora Antónia Godinho e os seus alunos do 7º D andaram a embelezar alguns espaços da escola. O JBib passou por lá e apreciou este esforço para transformar o espaço exterior num local mais prazenteiro.