Biblioteca Escolar‎ > ‎PÁGINA 2‎ > ‎

BIBLOTECA E CURRÍCULO

Começa a tornar-se uma boa prática retirar livros das estantes da BE para leccionar o currículo…
 

            O que há de novo? A colecção da BE sempre foi usada para apoio ao currículo…

A novidade reside apenas no facto destes livros conterem histórias ou romances! Alguns professores estão a utilizá-los na aprendizagem de conteúdos curriculares:

            - “O planeta branco” de Miguel S. Tavares tem servido para o estudo de conteúdos de Ciências Físico-Químicas (forças, velocidade, velocidade da luz, ano-luz…) em 3 turmas do 7º ano. A ideia foi apresentada em Conselho de Turma pelas docentes daquela disciplina e angariou outros parceiros (docentes de Língua Portuguesa e Educação Visual).

            - “O rapaz do pijama às riscas” de Jonh Boyne trouxe um melhor entendimento dos campos de concentração nazis na disciplina de História aos alunos de 2 turmas do 9º ano.

            - “A minha 1ª república” de Manuel Alegre foi lida em todas as turmas do 6º ano, no âmbito das Comemorações do Centenário da República. As docentes de Língua Portuguesa encenaram diferentes dramatizações da obra que foram exibidas na BE a todos os alunos do 5º ano.

            - “O cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello B. Andersen, leitura “obrigatória” em Língua Portuguesa, foi aproveitado em Geografia numa turma do 7º ano que identificou, em trabalhos expostos na BE, o roteiro de viagens do cavaleiro.

- Títulos diversos da nossa colecção foram escolhidos e lidos pelos alunos do 10º ano que frequentam a disciplina de Comunicação Publicitária e Criatividade. Posteriormente, elaboraram um cartaz (imagem, cores, texto, opinião…)

aplicando técnicas de publicidade “Aidma” e promovendo a leitura. Com estes cartazes, a BE ganhou mais uma exposição no seu espaço.

         Em todos estes projectos esteve presente a leitura! Dentro do horário lectivo (na Biblioteca Escolar ou na sala de aula), em casa, individualmente, em voz alta, com o recurso a guiões de análise, fichas de trabalho e de avaliação…

            Por iniciativa dos professores ou da própria BE, foram adquiridos vários exemplares dos livros referenciados por considerarmos que a leitura orientada de títulos de literatura recreativa ou informativa pode ser uma metodologia motivadora para a leitura e para a compreensão dos conteúdos programáticos.
 
Ana Prata
Comments