Biblioteca Escolar‎ > ‎PÁGINA 2‎ > ‎

EXPLORANDO O "PLANETA BRANCO"

As turmas A, B e D do 7º ano andam a ler o Planeta Branco de Miguel S. Tavares nas aulas de Ciências Físico-Químicas e de Língua Portuguesa. A partir desta história sobre astronautas são leccionados conteúdos das disciplinas envolvidas (ex: forças, velocidade, velocidade da luz e ano-luz).

Dentro do horário lectivo, na Biblioteca Escolar ou na sala de aula, a leitura é feita individualmente e em voz alta com o recurso a guiões de análise da obra, fichas de trabalho e de avaliação.

Este projecto partiu da ideia original da Prof. Raquel Forca mas conta actualmente com a participação de outros docentes: Paula Lagarto, Noémia Pinheiro, Teresa Conceição, João Marreiros…  A Biblioteca Escolar apoiou a ideia, desde o início, adquirindo  10 exemplares do livro referenciado por considerarmos que a leitura orientada de títulos de literatura informativa ou recreativa pode ser uma metodologia motivadora para a leitura e a compreensão dos conteúdos programáticos! Para além de material de laboratório, são utilizados neste projecto ainda outros recursos da BE como computadores e dicionários.

Na sequência do interesse manifestado pelos alunos relativamente ao estudo do espaço e a viagens espaciais, o 7ºA candidatou-se e foi seleccionado para fazer parte de uma vídeo-conferência no Pavilhão do Conhecimento no concurso “Uma estufa no espaço” dinamizado pela Ciência Viva+ESA (European Space Agency), sob orientação das docentes Raquel Forca e Paula Lagarto. Nesse evento os alunos puseram questões ao astronauta Paolo Nespoli na Estação Espacial Internacional e receberam um “KIT” com uma estufa.

   A ligação com a Estação Espacial Internacional foi emocionante.
 
 
 
 
Comments