Biblioteca Escolar‎ > ‎PÁGINA 2‎ > ‎

SÍNDROME DE ASPERGER

Workshop sobre a “Síndrome de Asperger

 

No passado dia 9 de Fevereiro, no auditório da Escola EB 2,3/S Dr. João de Brito Camacho, em Almodôvar, no âmbito do ciclo de Workshops sobre a inclusão, em parceria com a APSA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger), teve lugar uma acção de divulgação e sensibilização sobre a Síndrome de Asperger.

Esta sessão foi orientada para professores, educadores, técnicos, auxiliares de acção educativa, pais, encarregados de educação e todos os interessados no tema.

A Acção em causa foi organizada pelo Núcleo de Apoio Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar e contou com a participação das oradoras Dra. Piedade Líbano Monteiro e a Dra. Dulce Cabral.

Em linhas muito gerais, a Síndrome de Asperger pode ser definida como uma perturbação neurocomportamental de base genética, frequentemente incluída no espectro do autismo. Manifesta-se sobretudo por alterações na interacção social, na comunicação e no comportamento do indivíduo. Estima-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores desta síndrome, sendo a sua incidência maioritária no sexo masculino.

A acção teve como principais objectivos:

- Sensibilizar e informar os presentes sobre a problemática das crianças com Síndrome de Asperger;

- Caracterização da problemática;

- Estratégias de intervenção.

A sessão contou com a presença de mais de 100 participantes que, no final da mesma, demonstraram a sua satisfação, interesse e motivação pela forma como a temática foi abordada, onde o cruzamento entre teoria e prática foi uma constante. Houve grande proximidade, diálogo, transmissão de conhecimentos e de experiências pessoais que levaram a um bom entendimento da problemática em causa.

No final da sessão houve lugar a um lanche para todos os participantes.

 

A coordenadora do Núcleo de Apoio Educativo

Maria Fernanda Caetano

Comments