Biblioteca Escolar‎ > ‎PÁGINA 2‎ > ‎

VISITA A SANTA CLARA-A-NOVA

Ontem, dia 1 de Fevereiro, fomos passar o dia a Santa Clara – a – Nova. Foram os alunos todos desta escola, as professoras e as senhoras auxiliares. Os meninos do Jardim de Infância de Santa Clara também foram connosco ver algumas coisas, pois não podiam ver tudo por serem pequeninos e por se cansarem muito.

Quando chegámos, fomos logo ver o sr. António Bica, que tinha um Alambique para fazer aguardente de Medronho. Vimos como se fazia. É muito interessante e o sr António explicou muito bem.

Depois fomos visitar a Igreja Matriz. É muito bonita, por dentro e por fora. Estava lá uma senhora  que nos explicou  muitas coisas sobre a Igreja e a Santa Padroeira, que é  Santa Clara.

Antes do almoço, ainda voltámos ao Alambique do sr. António para ver a Aguardente que já estava pronta. Era mesmo transparente, até parecia água!

Depois fomos almoçar à escola que está fechada para obras. Brincámos lá um pouco, antes do almoço.

Depois do almoço, fomos fazer uma grande caminhada até ao Sítio Arqueológico das “ Mesas do Castelinho”. Achámos muito interessante, saber que lá  viveram  pessoas, há muitos muitos anos, naquelas “ Casas” em ruínas.

Ainda estão a decorrer as escavações, para encontrarem mais casas e outras coisas, e nós fomos observar em dois sítios diferentes.

Quando voltámos desta caminhada, ainda fomos visitar o Museu Etnográfico de Santa Clara.

Lá no Museu vimos objectos que os senhores que estão a escavar, encontraram e trouxeram para o Museu, para que todas as pessoas possam ver.

Há lá também muitas coisas antigas, como notas, loiças, mobílias, roupas, profissões, uma cozinha com lareira, um quarto, um forno, um alambique, teares, carroças, e muitas mais coisas. Gostámos muito de visitar este Museu.

Ao final do dia, regressámos às nossas casas muito cansados, mas felizes por este dia tão bem passado.

 

TURMAS L e L1

EB1 de Santa Clara – a -  Nova

Pólo de Gomes Aires

01 de Fevereiro  de  2011
 

O alambique do Sr. António Bica

 
 
 
 
 

A Igreja Matriz de Santa Clara–a–Nova

 
 
 
 
Mesas Castelinho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Museu Etnográfico
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comments