PARLAMENTO DOS JOVENS 2010
Tal como tínhamos anunciado no período anterior neste Jornal, a Escola participou neste Projecto com um grupo de alunos eleitos (10º B), na qualidade de Deputados do Grupo Parlamentar de Almodôvar, que apresentaram e defenderam com grande empenho o nosso Projecto de Recomendação. Para que possam compreender melhor este processo, no Projecto de Recomendação têm que constar 3 medidas ( Projectos – Leis ) alusivos ao tema oficial sugerido, que cada Escola propõe para serem debatidos em Assembleia Distrital e Nacional, juntamente com todas as Escolas participantes. Este ano este Projecto bateu o recorde de afluência no Distrito de Beja, duplicou o número de Escolas envolvidas. Estiveram presentes 11 Escolas com especial destaque para as Escolas Profissionais. Foi por este motivo que decidi envolver os alunos do Curso Profissional - Técnicos de Turismo Ambiental e Rural, recentemente criado na nossa Escola, com o intuito de motivar estes jovens a participar activamente em actividades de grande interesse nacional, envolvendo-os num trabalho de equipa e competição aliciante, cujo desempenho correspondeu a todas as expectativas. Foi um trabalho longo, de grande reflexão, já que tínhamos dereflectir sobre questões relacionadas com os ideais Republicanos,tendo em conta que a maioria dos jovens não se interessam pela História do nosso País, o que é de facto lamentável. Portugal tem uma enorme herança histórica, um riquíssimo patri-mónio cultural a preservar e o que é facto é que nem as datas de acontecimentos históricos de máxima importância, assinaladasno nosso Calendário, os jovens conhecem. Por outro lado, cada vez mais se encontram desinteressados pelo sistema político de um modo geral, em virtude dos nossos Governantes não resolverem as suas maiores preocupações, sobretudo, assegurarem condições de emprego que os incentive a fixarem-se na sua Região, desempenhando um trabalho digno. Neste contexto, a nossa Escola apresentou no Parlamento Distrital (no IPJ em Beja), no passado dia 16 de Março, as seguintes medidas ( Projectos - Lei ) para serem debatidas na referida Assembleia:
1ª medida: No domínio da Educação para a Cidadania, reformular os Programas e o Currículo da Disciplina de História e de Formação Cívica nas Escolas, aproveitando a vantagem cultural dos factores históricos, de modo a estimular os jovens a participar activamente em Projectos associados ao restauro e preservação do nosso património histórico, bem como, associados a acontecimentos históricos importantes relacionados com a evolução do nosso povo em vários domínios, ao longo dos tempos.
2ª medida: Através de Associações desportivas e de Associações de carácter recreativo e cultural , promover a formação de líderes e dirigentes associativos juvenis, cujas competências valorizem o trabalho voluntariado e associativo, podendo participar em encontros regulares com a presidência da República, cujos trabalhos poderão sugerir políticas de juventude que possam dar resposta às preocupações dos jovens, sobretudo as relacionadas com a sua educação e formação profissional, emprego e trabalho digno, ou seja, com a sua qualidade de vida futura.
3ª medida: Criar fácil acesso à Informação através das TICs, em termos de dados estatísticos regionais e locais, que na nossa Região carecem de actualização pormenorizada, e que por enquanto cobram conta de utilizador a nível nacional, para que os jovens tenham possibilidade de reflectir em vários domínios e rapidamente contactarem as entidades oficiais competentes, no sentido de desenvolverem acções e/ou participarem em debates de ordem pública.
Foi com enorme satisfação, após a apresentação de todos os Projectos, que vimos o nosso ser votado em 3º lugar, precedido pelo da Escola Profissional de Mértola (em 1º) e pela Escola da Vidigueira (em 2º). De destacar o facto do Projecto da Escola de Mértola ter incidido sobretudo na questão do grande número de Imigrantes Cabo - verdianos que frequentam o ensino naquela localidade. Os nossos Deputados estão de parabéns pelo seu empenho. Foi uma experiência enriquecedora e construtiva, muito válida a sua participação, saindo de lá cheios de vontade de repetir e melhorar o seu desempenho para o ano que vem.
Prometemos no próximo período dar mais notícias sobre este Projecto, em virtude de este ano se comemorar o Centenário da República, pelo que vão ser discutidos os Projectos – Lei reformulados, de cada Distrito, na Assembleia da República em Lisboa, e cuja discussão promete. De interesse acrescentar que o orador eleito para defender o Projecto-Lei final do Distrito de Beja é um Deputado ( aluno ) da Escola Profissional de Serpa, com grande mérito.
![]()
|
Biblioteca Escolar >