A Quarta Edição do Concurso de Poesia tem como objectivos desenvolver, premiar e divulgar o gosto pela poesia entre os alunos, professores e funcionários do Agrupamento.
Artigo 1 - Destinatários do Concurso: O concurso terá 5 níveis de concorrentes: - Alunos do 1º ciclo; - Alunos do 2º ciclo; - Alunos do 3º ciclo; - Alunos do Ensino Secundário; - Professores, funcionários e encarregados de educação. Está interdita a participação no concurso aos elementos do júri ou aos seus familiares directos.
Artigo 2 - Temática dos poemas: Como habitualmente, a temática dos textos é livre! No entanto, como este ano se comemora o Ano Internacional das Florestas, sugerimos os seguintes temas/problemas aos nossos poetas: - Importância das florestas e conservação da Natureza; - Ambiente e sustentabilidade (biodiversidade, biomassa e energias renováveis). A autoria dos textos, obrigatoriamente inéditos, terá que ser individual. Os trabalhos não originais serão automaticamente excluídos sem pré-aviso. Cada participante poderá apresentar um máximo de três poemas.
Artigo 3 - Poemas a Concurso: Os trabalhos a concurso devem obedecer aos seguintes requisitos: 1. Cada poema deve ter, obrigatoriamente, um título e não pode ter a identificação do seu autor. 2. O(s) poema(s) a concurso deverá/deverão ser redigidos com o tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 e impressos em folhas A4. 3. No acto da entrega, será preenchida uma ficha de inscrição, a fornecer pela Biblioteca Escolar, onde constará a identificação do(a) participante e os títulos dos poemas entregues. Esta ficha será colocada pela funcionária da BE dentro de um envelope fechado no acto da inscrição. 4. O desrespeito de qualquer uma das condições previstas neste regulamento implica a exclusão do poema a concurso. 5. A decisão sobre a admissão dos poemas a concurso pertence, exclusivamente, à organização, da qual não haverá apelo ou direito a reclamação. Artigo 4 - Júri do Concurso O júri de selecção dos três melhores poemas será composto por: · Um elemento da Direcção do Agrupamento; · Um professor de Língua Portuguesa; · Um elemento da Equipa da BE. As decisões do Júri são soberanas, não sendo admitido qualquer tipo de recurso.
Artigo 5 - Calendarização O concurso desenrola-se em quatro fases: 1ª – Promoção do concurso nas escolas no dia 21 de Março de 2011 2ª – Recepção dos poemas na BE até 29 de Abril de 2011 3ª – Apreciação dos poemas pelo júri até 6 de Maio de 2011 4ª – Divulgação dos vencedores e dos poemas na BE no dia 9 de Maio de 2011
Artigo 6 - Prémios Será atribuído um livro de poesia ao autor do melhor poema em cada nível do concurso. Serão dados certificados de participação a todos os concorrentes. Ao júri reserva-se o direito de não atribuir os prémios previstos, se os trabalhos a concurso não apresentarem qualidade.
Artigo 7 - Direitos de autor Cada concorrente cede o direito de reprodução das suas obras para publicação (referenciando sempre o nome do autor) nos materiais de comunicação a editar pela escola ou por outros organismos ou entidades em colaboração com a escola.
Artigo 8 - Exposição e Publicação Os poemas seleccionados estarão patentes, em exposição, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, podendo ainda ser utilizados noutros locais, pelo que aqueles não serão devolvidos aos seus autores.
Artigo 9 - Organização Este concurso de poesia é organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Almodôvar. Todas as situações não contempladas por este regulamento serão resolvidas caso a caso pela organização. Para o esclarecimento de qualquer dúvida, os interessados deverão contactar a BE.
Almodôvar, 21 de Março de 2011 A Organização Ana Prata Augusta Luzia Vitor Gregório |
Biblioteca Escolar >