![]()
A 3ª edição do Concurso de Poesia tem como objectivos desenvolver, premiar e divulgar o gosto pela poesia entre os alunos, professores e funcionários do Agrupamento.
Artigo 1.º - Destinatários do Concurso O concurso destina-se a todos os membros da comunidade educativa e terá 5 níveis de concorrentes: - alunos do 1º ciclo - alunos do 2º ciclo - alunos do 3º ciclo - alunos do Ensino Secundário - professores, funcionários e encarregados de educação. Está interdita a participação no concurso aos elementos do Júri ou aos seus familiares directos.
Artigo 2.º - Temáticas dos poemas A temática dos textos é livre e ficará ao critério dos participantes. A autoria dos textos, obrigatoriamente inéditos, terá que ser individual. Os trabalhos não originais serão automaticamente excluídos sem pré-aviso. Cada participante poderá apresentar um máximo de quatro poemas.
Artigo 3.º - Poemas a Concurso Os trabalhos a concurso devem obedecer aos seguintes requisitos: 1. Cada poema deve ter, obrigatoriamente, um título e não pode ter a identificação do seu autor. 2. Dentro de um envelope será/serão apresentado(s) o(s) poema(s) a concurso, impresso(s) em folhas A4, nos caracteres Times New Roman, tamanho 12. 3. No acto da entrega, será preenchida uma ficha de inscrição a fornecer pela Biblioteca Escolar onde constará a identificação do(a) participante (nome, idade e ano de escolaridade) e os títulos dos poemas que envia. Esta ficha será colocada pela funcionária da BE dentro de um envelope fechado, na presença do seu autor. 4. O desrespeito de qualquer uma das condições previstas neste regulamento implica a exclusão do poema a concurso. 5. A decisão sobre a admissão dos poemas a concurso pertence, exclusivamente, à organização, da qual não haverá apelo ou direito a reclamação.
Artigo 4.º - Júri do Concurso O júri de selecção dos três melhores poemas será composto por:
As decisões do Júri são soberanas, não sendo admitido qualquer tipo de recurso.
Artigo 5.º - Calendarização O concurso desenrola-se em quatro fases: 1ª - promoção do concurso nas escolas no dia 22 de Março de 2010 2ª – recepção dos poemas na BE até 20 de Abril de 2010 3ª – apreciação dos poemas pelo júri até 30 de Abril de 2010 4ª – divulgação dos vencedores e dos poemas na BE no dia 3 de Maio de 2010 Artigo 6.º - Prémios Será atribuído um livro de poesia ao autor do melhor poema em cada nível do concurso. Serão dados certificados de participação a todos os concorrentes. O júri reserva-se o direito de não atribuir os prémios previstos, se os trabalhos a concurso não apresentarem qualidade; poderá também atribuir menções honrosas e prémios de participação.
Artigo 7.º - Direitos de autor Cada concorrente cede o direito de reprodução das suas obras para publicação (referenciando sempre o nome do autor) nos materiais de comunicação a editar pela escola ou por outros organismos ou entidades em colaboração com a escola.
Artigo 8.º - Exposição e Publicação As poesias seleccionadas estarão patentes, em exposição, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, podendo ainda ser utilizadas noutros locais, pelo que os poemas não serão devolvidos aos seus autores.
Artigo 9.º - Organização Este concurso de poesia é organizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar. Todas as situações não contempladas por este regulamento serão resolvidas caso a caso pela organização. Para o esclarecimento de qualquer dúvida, os interessados deverão contactar a BE.
Almodôvar, 22 de Março de 2010 A Organização Ana Prata Augusta Luzia Lucília Baroa Sofia Pedro Vítor Gregório
|
Biblioteca Escolar >